SEJAM SEMPRE BEM VINDOS ...

EXISTE UM MUNDO TODO FEITO DE ARTESANATOS, E HOJE ESTOU AQUI PARA MOSTRAR UM POUCO DE TUDO QUE EU GOSTO. ESPERO QUE TAMBEM SE INTERESSEM.



AGRADEÇO A TODOS QUE COMPARTILHAM COMIGO DESTA AVENTURA.




terça-feira, 10 de maio de 2011

Como fazer craquelê

Há diversas formas para decoração de artesanatos feitos em madeira, uma delas é o craquelê, que é uma técnica que requer muito cuidado e habilidade para se fazer, pois, o verniz utilizado não pode ser retocado. É uma forma de dar ao objeto um ar de envelhecimento, graça e luxo.
A visão que temos ao olhar uma peça com essa técnica, é que há rachaduras ou ressecamento, mas é muito bonita e decora muito bem qualquer ambiente.
O craquelê pode ser utilizado também em peças de vidro e se aplicarmos em ambos os materiais a técnica de Decoupage, irá dar mais vida ao objeto.
Dicas básicas
  1. A tinta de craquelê só dará o efeito desejado se for aplicada sobre tinta acrílica, tinta plástica ou verniz vitral.
  2. A aplicagem da tinta craquelê deve ser um movimento curto e de formas desordenada, no caso sentidos opostos e alternados.
  3. O material deve estar bem limpo antes de aplicar a primeira demão de tinta, se for em vidro deve ser lavado com água e sabão para retirar qualquer vestígio de gordura e por ultimo passar um pano com álcool.
  4. A peça em madeira deve ser lixada com uma lixa nº 150, sempre em sentido ao veio da madeira.
  5. Misture muito bem a tinta craquelê.
Materiais utilizados.
  • Objeto em madeira ou em vidro.
  • Tinta especial para craquelado (craquelê), também conhecido como craquelador, a Corfix, dispõe de diversas cores e kits completos para a aplicação, há também as marcas Gato preto, Mural e Acrilex. Os preços variam de R$ 3,00 à R$ 70,00.
  • Pincel chato e de cerdas macias.
  • Tinta acrílica ou plástica e verniz vitral, para a base do objeto, de preferência branca, se forem em vidro utilizar o incolor.
Passo-a-passo para craquelado em madeira.
  1. Passe uma demão da tinta acrílica ou plástica branca sobre o objeto e deixe secar por 40 minutos aproximadamente e aplique a segunda demão.
  2. Após a secagem da segunda demão de tinta utilizada para a base, aplique uma demão de verniz vitral branco.
  3. Após a secagem do verniz aplique a tinta craquelê em camadas não muito grossas, escolha cores de sua preferência, pode-se utiliza também diversas cores para formar um dégradé.
  4. Para agilizar o processo de secagem utilize um secador.
  5. Caso haja interesse, aplique o guardanapo de Decoupage, antes ou após a secagem da peça. Se aplicar antes aplique com cuidado sobre o verniz úmido, ele servirá como cola.
  6. Para selar e garantir uma ótima garantia e duração do trabalho após a secagem passe verniz incolor em spray.
Passo-a-passo para craquelado em vidro.
  1. Limpe bem a peça, conforme orientado a cima.
  2. Aplique uma demão de verniz vitral branco ou incolor, se optar por colocar o guardanapo de Decoupage, aplique com cuidado sobre o verniz ainda molhado.
  3. Após a secagem do verniz aplique a tinta craquelê em camadas não muito grossas, escolha cores de sua preferência, pode-se utilizar também diversas cores para formar um dégradé. Se preferir pode desenhar sobre o vidro e aplicar as cores desejadas para preencher os espaços do desenho
  4. Para agilizar o processo de secagem utilize um secador.
  5. Para selar e garantir uma ótima garantia e duração do trabalho após a secagem passe verniz incolor em spray.
Abaixo, algumas fotos que ilustram a arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário