Mais um passo-a-passo feito para o WCMD, no SBB.
Esse cartão é uma miniatura daquelas pastas tipo carteiro, e dentro dele um cartãozinho em forma de envelope. Vocês podem usar para dar um cartão a alguém, ou ainda como um presente, colocando dentro um kit de cartões em branco, para a pessoa que ganhar usar.
Este é o passo-a-passo da primeira parte, a pastinha. Como é muito longo, colocarei o pap do cartão de dentro em outra postagem.
PARTE I
Mini Pasta-carteiro
MATERIAIS
OBS: Todos os papéis e materiais devem ser coordenados
Papel liso para base, tam. 27 x 11cm (eu usei papel A4 180g branco)
Papel estampado 11 x 8 cm (estampa 1)
Papel estampado 11 x 7,5 cm (estampa 2)
Papel estampado 11 x 9cm (estampa 3)
2 pedaços de papel estampado 7,5 x 2,8cm (estampa 3)
55cm de fita (aprox. 1cm de largura) para a alça (eu usei fita cadarço de 8mm)
3 flores com miolinho
Carimbo de journaling ou moldura
Carimbo de texto que caiba na moldura (também pode ser uma mensagem escrita a mão)
Papel liso (cor 1) do tamanho adequado ao seu carimbo de moldura (para carimbar a moldura e o texto) – O meu tem aprox. 5 x 4cm
1 pedrinha ou botão de aprox. 8mm
Costura a máquina ou a mão – opcional
Distress ink tea dye – opcional
COMO FAZER
Primeiro, vamos marcar com o boleador, ou outra ferramenta, as dobras do papel liso de base com as seguintes medidas (na vertical): 8cm, 9cm, 1,8cm e a última com 7,5cm. Eu passei as medidas com um pouquinho de folga para não arriscar de dar erro, então se sobrar um pedacinho no final, pode cortar.
Vinque o cartão nas dobras marcadas, de preferência com uma dobradeira para ficar bem certinho. Essa é a base da bolsinha.
Agora vamos começar a montá-la e decorá-la. Pegue o papel com a estampa 1, tamanho 11 x 8 cm. Quem gosta pode passar uma costura em toda a volta do cartão, mas é opcional. Se for costurar, arredonde os cantos do papel antes e faça a costura seguindo a forma.
Eu fiz um leve sombreado com distress ink cor tea dye nas bordinhas do papel, mas também é opcional.
Agora sim, cole o papel na primeira dobra da base, a que tem 8cm de altura. Arredonde os cantos da base também.
Ele vai ficar assim. A parte que já está com papel estampado é a tampa da pasta.
Cole o papel tamanho 11 x 9cm na segunda parte (estampa 3).
E por último o de tamanho 11 x 7,5 cm (estampa 2), na última parte. Novamente, quem quiser, passe costura em toda a volta deste pedaço também, antes de colar.
A pasta aberta ficará assim, já com os papéis estampados. (O pedaço pequeno, de 1,8 cm, fica sem papel estampado, pois é a parte de baixo)
Montada ela fica assim.
Agora vamos fechar as laterais. Pegue os dois pedaços de papel pequeno (de 1,8 x 7,5 cm, estampa 3).
Vire do lado contrário e marque as medidas 0,5 cm, 0,9cm, 0,9cm e 0,5 cm.
Vinque essas dobras como mostra a foto: as abas de fora viradas para dentro, o meio virado para fora.
Vire novamente para o lado estampado e passe cola nas abinhas laterais.
Cole as abas na lateral da bolsinha, fechando a parte da frente com a de trás.
Use a dobradeira ou outra ferramenta para alisar por dentro, deixando toda a extensão bem coladinha, em cima e embaixo. Depois faça todo o processo novamente com o outro pedaço de papel, e feche a outra lateral.
Olhando de cima, ficará assim.
Agora vamos colar a alça. Deixe a pasta de frente para você, com a tampa aberta. Passe cola no cantinho logo abaixo da aba da tampa e cole um pedacinho da fita.
Dê a volta com a alça, cuidando para que não fique torcida. Passe cola agora em toda a extensão abaixo da aba, inclusive em cima do pedacinho de fita que você já colou.
Cole a fita deixando o final dela por cima do pedacinho que já estava colado. Espere secar um pouco. Eu fechei logo a minha e a fita grudou na tampa 
É assim que ficará a pasta já com a alça. Agora é só decorar.
Carimbe a moldura e o texto no papel liso (cor 1)
Recorte a moldura.
Cole na parte da frente da tampa com fita banana. (Eu acrescentei duas pedrinhas de strass na moldura). Cole também o botão ou pedrinha na parte de baixo, para sugerir um fecho.
Para dar um charme a mais, cole 3 florezinhas na parte superior da alça. (Dica: para colar pedrinhas pequenininhas como as que eu usei, coloque a cola primeiro num pedaço de papel qualquer, e use o boleador pequenininho para aplicar a cola na flor. Assim não fica sobrando cola pelos lados da pedrinha).
A pasta está pronta.